Gestão de Vulnerabilidades

Gestão de Vulnerabilidades

Qual é a importância da gestão de vulnerabilidades?

 

A cibersegurança é uma preocupação importante para diversas empresas. Com o desenvolvimento da tecnologia e o avanço das soluções de comunicação e informação, os sistemas tornaram-se também mais vulneráveis, expostos a diversos tipos de crimes cibernéticos, ataques virtuais e vazamentos de informação.

 

É por isso que a gestão de vulnerabilidades tornou-se um cuidado cada vez mais importante na prevenção e na manutenção da segurança de dados sensíveis. Hoje, não é mais suficiente apenas remediar problemas assim que eles ocorrem, é importante agir proativamente para impedir a quebra da segurança antes que qualquer ameaça se concretize.

 

Nos próximos tópicos, falaremos um pouco mais sobre o que é gestão de vulnerabilidades, como ela funciona e quais são seus benefícios para um negócio. Continue lendo para aprender mais sobre esse importante recurso da segurança da informação.

Fale com nosso consultor

O que é gestão de vulnerabilidades?

A gestão de vulnerabilidades é o processo de identificação e classificação de riscos relacionados a um ambiente digital. Seu objetivo é tomar ações proativas para prever e mitigar riscos de invasões causadas por falhas de diversos tipos, promovendo mais segurança e tranquilidade para a empresa.

Nenhum ambiente, mesmo os mais sofisticados e bem projetados, está totalmente seguro e livre de riscos. É por isso que ter um plano de contingência, como um sistema de gestão de vulnerabilidades, é tão importante.

Quais são as funções da gestão de vulnerabilidades?

Um bom programa de gestão de vulnerabilidades tem a função de detectar falhas que possam comprometer a segurança do ambiente digital e corrigi-las eficientemente. Além disso, ele também pode alterar funções de programas já existentes, tornando-os mais eficientes e seguros.

A implementação de mecanismos e processos de segurança, assim como a atualização, também é prevista por um programa de gestão de vulnerabilidades.

É importante ressaltar que as políticas de gestão de vulnerabilidade vão muito além de apenas escanear um sistema, por exemplo, e detectar os elos fracos. A tomada de medidas para evitar riscos é crucial para o sucesso dessas políticas.

Fale com nosso consultor

 

Quais são as principais vulnerabilidades?

Existem diversas vulnerabilidades em ambientes digitais e elas se dividem em algumas categorias. Confira algumas delas nos tópicos abaixo:

  • Erros de programação: códigos mal escritos ou configurados de maneira incorreta podem tornar todo o sistema interno mais vulnerável a ataques cibernéticos. Por isso, esse é um grande fator de vulnerabilidade;
  • Erro na configuração: softwares de proteção, como o firewall, por exemplo, precisam estar bem configurados e atualizados para que possam funcionar corretamente. Caso contrário, eles não serão capazes de filtrar todas as ameaças e podem se tornar pontos de vulnerabilidade;
  • Falhas humanas: nem todas as falhas têm relação com os aspectos automáticos dos espaços digitais. Algumas delas ocorrem pela ação humana. Usuários podem, por exemplo, deixar de fazer alguma requisição de segurança, ser descuidados com sua senha e cair em golpes, como phishing.

Quais são os benefícios da gestão de vulnerabilidades?

Fazer uma boa gestão de vulnerabilidades ajuda empresas a aumentar a sua segurança, entrar em conformidade com regulamentos da sua área e otimizar o trabalho das equipes da área de TI.

Além disso, ao controlar essa gestão de risco, empresas podem criar relatórios detalhados sobre o seu negócio, ajudando a prever cada vez melhor os cenários que tornam os dados e informações vulneráveis.

A SkyShield é uma empresa especializada em soluções para gestão de riscos e vulnerabilidades. Com mais de dez anos de experiência no mercado, já ajudamos centenas de empresas a tornarem seus negócios mais seguros. Visite nosso site para conhecer nossos serviços!

Fale com nosso consultor
Por |2021-10-20T15:14:59-03:0007/05/21|Serviços|0 Comentários

Deixar Um Comentário