Suporte Técnico em Tecnologias de SI (Gerenciamento de Incidentes)

Suporte Técnico em Tecnologias de SI (Gerenciamento de Incidentes)

Por que devemos realizar o gerenciamento de incidentes da segurança da informação?

Hoje, mais do que nunca, a informação é um ativo estratégico para empresas dos mais variados setores. E, exatamente por isso, os crimes cibernéticos tornaram-se cada vez mais sofisticados.

De acordo com estudo promovido pela McAfee e o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), esses golpes custam cerca de US$ 600 bilhões à economia global, totalizando 0,8% do PIB de todo o mundo.

Além disso, o estudo também aponta que esses ataques cibernéticos se concentram no Brasil, que é a terceira nação mais atingida pelo problema. Dessa maneira, torna-se imperativo o estabelecimento de sistemas de gerenciamento de incidentes da segurança da informação, ou SGSI.

Neste artigo, explicaremos em maiores detalhes porque o SGSI é tão importante e como implementá-lo para tornar as operações da sua empresa mais seguras. Continue acompanhando para entender.

Fale com nosso consultor

O que é um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI)

Um Sistema de Gestão de Segurança da Informação, ou SGSI, é um sistema de gestão de informações voltado para a proteção de dados empresariais. Esse plano pode conter medidas de controle para prevenir o vazamento de dados, monitorar a segurança dessas informações e traçar planos de contingência em caso de ataques cibernéticos.

Vale lembrar que nem todo SGSI é automatizado, mas existem soluções que funcionam de forma automática e podem potencializar o controle sobre as informações.

Como implementar o SGSI?

A implementação do sistema de gerenciamento de incidentes da segurança da informação é regulada pelo ISO/IEC 27001, uma regulamentação publicada pelo International Organization for Standardization e pelo International Electrotechnical Commission.

O ISO/IEC 27001 determina que a implementação do SGSI deve seguir da seguinte forma:

  • formulação de um plano de tratamento de riscos;
  • implementação do plano de maneira a incluir limites orçamentários e atribuição de responsabilidades;
  • execução dos controles selecionados;
  • análise da eficácia desses controles;
  • implementação de programas de treinamento para equipes.
Fale com nosso consultor

Por que realizar o gerenciamento de incidentes da segurança da informação?

O cuidado com o gerenciamento de incidentes da segurança da informação é importante na prevenção do vazamento de dados importantes que podem ser extremamente estratégicos para uma empresa.

Além disso, um sistema como esse pode ajudar empresas a mapearem os pontos vulneráveis de sua operação e traçar estratégias de contingência para minimizar riscos e responder a eventuais ameaças da melhor maneira.

Um sistema de prevenção também pode, é claro, ajudar a tornar os incidentes cada vez menos comuns criando uma base de dados com os erros mais conhecidos, prevendo situações de risco antes mesmo que elas se concretizem.

Mais do que nunca, empresas precisam prezar a transparência de suas operações, investindo em soluções de segurança para manter íntegros não apenas os dados de seus clientes, mas também aqueles dados que são vitais para a empresa.

É por isso que a SkyShield está há dez anos no mercado trazendo soluções inovadoras e tecnológicas para tornar o seu negócio mais seguro. Visite nosso site para saber como podemos ajudar!

Fale com nosso consultor
Por |2021-10-20T15:26:12-03:0005/05/21|Serviços|0 Comentários

Deixar Um Comentário