Verificação de Vulnerabilidades de Aplicações WEB (WAS)

Verificação de Vulnerabilidades de Aplicações WEB (WAS)

O que são vulnerabilidades em aplicações web?

 

A segurança de aplicações web é um assunto de extrema importância para empresas e desenvolvedores. Essa é uma preocupação válida já que furtos de informações confidenciais e ataques virtuais são duas das principais ameaças para corporações.

 

O aumento na complexidade das diversas soluções digitais contribuiu também para que ameaças e golpes se tornassem mais letais e difíceis de diagnosticar.

 

É por isso que contar com um bom sistema de detecção de vulnerabilidades em aplicações web é essencial. Neste texto, falaremos sobre o assunto com mais detalhes. Confira!

 

O que são vulnerabilidades em aplicações web?

 

Vulnerabilidades em aplicações web são, na verdade, brechas de segurança no sistema, tornando-o mais suscetível a ataques e invasões maliciosas. Essas brechas não só permitem a entrada de invasores como também tornam mais fácil que informações importantes sejam vazadas.

 

Brechas como essas – ou falhas, como também são denominadas – podem ter relação direta com os erros de implementação e configuração do projeto. Dessa forma, essas falhas são exploradas por aplicações mal-intencionadas, gerando a violação da segurança.

 

Quais são as principais vulnerabilidades e suas prevenções?

 

Sem o acompanhamento adequado, um sistema pode estar vulnerável a todo tipo de ataque. A seguir, elencamos algumas das principais vulnerabilidades em aplicações web. Confira!

 

Vazamento de dados

 

Algumas das aplicações podem violar políticas de privacidade e causar o vazamento de informações. Mesmo que esse vazamento não seja intencional, um descuido como esse pode acarretar multas significativas, principalmente após o fim do período de adaptação à LGPD. Vazamentos também podem ser muito prejudiciais do ponto de vista estratégico, deixando informações sensíveis mais vulneráveis e minando a reputação da sua empresa.

 

Cross site scripting

 

Esses são scripts que emulam as funções originais do site e podem ser usados no roubo de dados daqueles que acessam a aplicação.

 

Brecha na autenticação

 

A autenticação e o gerenciamento de acessos são duas variáveis super importantes para manter o padrão de segurança da informação. Nesse sentido, os cuidados não devem ser apenas técnicos – com a implementação de SSL no site, por exemplo –, mas também educacionais, garantindo que todos os funcionários da empresa tenham o cuidado correto ao lidar com essas informações.

 

Injeção de código

 

A injeção de código consiste na introdução de dados maliciosos diretamente na fonte de dados de determinada aplicação. Ela pode gerar comandos sem que o usuário tenha consciência, colocando em risco a segurança das informações contidas na navegação. Tais códigos podem ser facilmente escaneados e identificados por certas ferramentas.

 

Como identificar vulnerabilidades?

 

A única maneira de identificar vulnerabilidades de maneira eficiente é contar com bons softwares de detecção que ofereçam varreduras completas e confiáveis.

 

Sendo assim, equipes de Tecnologia da Informação poderão entender quais os pontos que representam mais risco para a integridade do sistema e tomar decisões adequadas para neutralizar possíveis ameaças.

 

A SkyShield utiliza apenas as mais avançadas ferramentas para ajudar a sua empresa a construir um ambiente virtual mais seguro.

 

Visite nosso site para conhecer todas as soluções que oferecemos!

Por |2021-05-07T18:22:20-03:0003/05/21|Serviços|0 Comentários

Deixar Um Comentário