O que é e como funciona o Pentest?

O que é e como funciona o Pentest?

O Pentest é uma solução de segurança que preza o diagnóstico de falhas visando sua prevenção em um mundo cada vez mais dependente dos espaços digitais.

Também chamado teste de intrusão, é um procedimento realizado por especialistas para identificar possíveis vulnerabilidades em um sistema de computadores. 

O Pentest é fundamental à proteção de fluxos de informações e bancos de dados, confidenciais ou não. É muito importante que os testes sejam realizados, pelo menos, duas vezes ao ano. 

Ou seja, para que as empresas realizem suas tarefas cotidianas no ambiente digital com mais segurança, é fundamental investir nesse serviço. Mas como ele funciona? Tire suas dúvidas neste artigo!

O que é Pentest

O Pentest, ou teste de intrusão, é um serviço em que um profissional (ou uma equipe) de segurança digital realiza análises com o objetivo de identificar possíveis vulnerabilidades em um sistema de computadores.

Isso se aplica a dispositivos, aplicativos, redes e até mesmo componentes de segurança física. O principal objetivo é “imitar” um agente mal-intencionado para mensurar o quão vulnerável os dados estão.

Como funciona

O Pentest funciona simulando as mesmas ações que um atacante cibernético teria na internet, incluindo tentativa de acesso a informações críticas do sistema e a dados sensíveis da aplicação, além de quebra de sigilo de informações sobre clientes e usuários.

Nesse sentido, os responsáveis por implementar o Pentest avaliam todas as entradas e saídas de dados, potenciais erros e a falta de tratamento deles.

Também é feita a análise de arquivos de configuração, de código-fonte, acesso não autorizado, criptografia fraca, falhas de patch, injeção de código malicioso, banco de dados exposto, servidor web mal configurado, portal, site ou ambiente de rede.

Quais são os benefícios do Pentest?

Investir em ações de Pentest para mensurar o quão vulnerável o sistema está a uma intrusão traz diversos benefícios para a empresa, tais como:

  1. Ajudar a mitigar futuros ataques ao validar os controles de segurança e mantê-los atualizados;
  2. Analisar o desempenho dos atuais sistemas de segurança mediante um ataque;
  3. Avaliar e mensurar possíveis erros nas funções operacionais e de negócios;
  4. Determinar a força da segurança ao resistir a diferentes categorias de ataques cibernéticos;
  5. Identificar riscos mais complexos e difíceis de detectar por meio de uma verificação de aplicativo e de rede automatizada;
  6. Mostrar aos gestores do negócio o quanto mesmo vulnerabilidades de baixo risco também podem causar danos estratosféricos;
  7. Quantificar a necessidade de se investir em tecnologia de segurança e pessoal;
  8. Atender aos requisitos impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A importância do Pentest para compliance

Quando o assunto é compliance, realizar os testes de intrusão é muito importante, principalmente, se a empresa trabalha com coleta, armazenamento e/ou manipulação de informações e dados considerados sensíveis.

Importante salientar que o Pentest representa uma excelente oportunidade de comparar os recursos investidos de segurança com o real nível de segurança presente no sistema. 

Quais são os diferentes tipos de Pentest?

Atualmente, os principais tipos de Pentest são:

White Box

Nesta categoria de Pentest, o profissional responsável recebe informações mínimas com relação à segurança da empresa. Trata-se do modelo de pentesting padrão.

Black Box

O Black Box, por sua vez, funciona como um teste cego. Nele, o desenvolvedor não recebe nenhum tipo de informação por parte da empresa e precisa realizar os testes “no escuro”, como o próprio nome sugere.

Grey Box

Situação em que o responsável pelo Pentest recebe algumas informações, porém bem menos relevantes em relação ao White Box, por exemplo. Não costuma ser muito requisitado pelas empresas. 

Além disso, eles podem ser caracterizados como:

Pentest interno

O Pentest interno é uma categoria de exercício de segurança em que o profissional responsável realiza testes na rede interna da empresa.

Na prática, o Pentest interno visa identificar o quão perigoso pode ser um funcionário para o firewall da empresa.

Ele também atesta se os níveis da segurança da portaria dessa empresa estão devidamente dimensionados.

Pentest externo

O Pentest externo, por sua vez, é uma solução de segurança que visa testar exclusivamente a tecnologia externa da empresa.

A depender do caso, o profissional habilitado a realizar o Pentest precisa conduzir um ataque vindo de fora, de um local remoto, para tangenciar o nível de proteção da empresa que é alvo. 

Reflexo positivo para as empresas que realizam o Pentest

As empresas que investem na realização do Pentest passam a:

  1. Realizar testes de controle e implementações;
  2. Zelar pela reputação;
  3. Aprimorar normas de segurança;
  4. Atender melhor aos requisitos da LGPD;
  5. Mitigar riscos que podem gerar prejuízos.

Tudo isso reflete positivamente na imagem da sua empresa. O mercado entende que você está demonstrando diligências, buscando evidências, examinando locais e coletando materiais para exames.

A aplicação de testes de intrusão periódicos também ajuda a criar uma baseline do seu sistema, permitindo que possíveis vulnerabilidades sejam mais facilmente detectadas em casos de atividades anormais. 

Frameworks e padrões internacionais de segurança que recomendam o Pentest

O Pentest é recomendado por padrões internacionais de testes de invasão, incluindo:

NIST SP 800-115

O NIST é um guia técnico que apresenta as principais recomendações de ações e práticas para a análise de vulnerabilidades em redes e aplicações.

OSSTMM 3

O Open Source Security Testing Methodology (OSSTMM) 3 orienta a análises de vulnerabilidades, incluindo auditorias, testes de invasão, de segurança, etc.

OWASP Testing Guide

O OWASP é um guia colaborativo que apresenta, em detalhes, as boas práticas, testes, ferramentas e técnicas para executar análises de segurança em aplicações web.

ISSAF

O Information Systems Security Assessment Framework (ISSAF) é um framework que possui como principal objetivo integrar ferramentas de gestão de segurança para avaliar as políticas e processos de uma empresa e buscar conformidade com normas regulatórias. 

PTES

Esse framework consiste em sete sessões que abrangem todos os aspectos relacionados a um Pentest, passando pela comunicação inicial, pelo desenvolvimento de um teste até as fases de coleta de inteligência e modelagem de ameaças.

 

Durante a modelagem de ameaças do padrão de execução PTES, os testadores trabalham com o intuito de compreender melhor a organização em questão e, para isso, utilizam pesquisas de vulnerabilidades, exploração e pós-exploração.

Com isso, os conhecimentos técnicos de segurança dos testadores, combinados com o entendimento comercial do trabalho, geram relatórios do processo compreensíveis ao cliente. 

Conheça a consultoria de Pentest da SkyShield

O Pentest, quando efetuado adequadamente, opera muito além de mensurar as vulnerabilidades dos sistemas de uma empresa.

Ele ajuda a mitigar o acesso de criminosos ao sistema, além de criar cenários reais que mostram aos gestores o que precisa ser melhorado em suas defesas e o que poderia acontecer caso sofressem um ataque mais pesado.

Para conhecer a fundo todas as nuances e os benefícios do Pentest, navegue aqui pelo site ou entre em contato com um de nossos especialistas pelo chat.

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Precisa de mais informações sobre o nosso serviço?

Conheça nossa unidade de serviços gerenciados em tecnologia - Skylan Technology

Outros posts

DPO as a Service

O que é o DPO as a Service? Tire suas dúvidas sobre DPO as a Service + terceirização de Encarregado de Proteção de Dados: o

Saiba mais

Gestão de Vulnerabilidades

Qual é a importância da gestão de vulnerabilidades? A cibersegurança é uma preocupação importante para diversas empresas. Com o desenvolvimento da tecnologia e o avanço

Saiba mais

Revisão de arquitetura

O que é arquitetura de TI? Quais são os seus benefícios? Usualmente, quando falamos sobre arquitetura, nos referimos à construção de espaços físicos bem delimitados

Saiba mais

Somos a solução em segurança da informação, risco cibernético e tudo que sua empresa precisa para se adequar a LGPD.

Entre em contato:

Preencha o
Formulário abaixo:

Copyright © 2022 . Todos os direitos reservados.