O que é arquitetura de TI? Quais são os seus benefícios?
Usualmente, quando falamos sobre arquitetura, nos referimos à construção de espaços físicos bem delimitados e projetados. Ainda que a informação não seja um objeto físico, ela está intimamente relacionada ao conceito de arquitetura.
Neste texto, falaremos um pouco sobre o que é arquitetura de TI, quais são os benefícios dessa metodologia para seu negócio e, claro, como aplicá-la de maneira eficiente.
Continue acompanhando o texto para entender mais sobre segurança de arquitetura aplicada nas tecnologias da informação!
O que é arquitetura de TI?
A arquitetura de TI é um conceito que está relacionado ao uso das tecnologias na organização harmoniosa e eficiente de soluções personalizadas para as necessidades de uma empresa.
Essas soluções podem ser, por exemplo, a implementação de um sistema, manuseio de dados internos, manutenção de um serviço e mais. Todas essas melhorias têm por objetivo criar um fluxo de informação mais coerente e dinâmico, otimizando as operações da empresa como um todo.
Benefícios da arquitetura de TI
Existem diversos benefícios para empresas que optam por investir em sua arquitetura de TI. Confira alguns dos principais nos tópicos abaixo:
- Melhor performance de processos: uma arquitetura de TI bem elaborada ajuda todos os funcionários a serem mais produtivos e eficientes;
- Maior estabilidade do sistema: ter uma maior estabilidade no ERP ajuda a ter continuidade de funções e permite que todas as operações trabalhem em sua máxima capacidade;
- Alinhamento do TI com os objetivos do negócio: o papel do TI é, frequentemente, negligenciado para o crescimento da empresa. Apesar disso, ter os serviços de Tecnologia da Informação trabalhando em prol do crescimento da empresa pode acelerar seu desenvolvimento e criar um ambiente de inovação e proatividade.
O que faz um arquiteto de TI?
Um arquiteto de TI precisa analisar estrategicamente o ambiente da empresa e buscar soluções de melhorias para tornar o seu funcionamento mais fluido e eficiente, de acordo com os objetivos da corporação.
Um profissional como esse precisa ter conhecimentos sobre Tecnologia da Informação, é claro, mas a sua ação não se limita a esse escopo apenas. Ele também precisa ter habilidades de autogerenciamento e uma visão macro da empresa, a fim de projetar as melhores soluções em curto, médio e longo prazo.
Por que deixar um profissional realizar a revisão da arquitetura de TI?
Após a implementação de um plano sólido de arquitetura de TI, todos os processos precisam ser revistos e testados para que vulnerabilidades e outros problemas possam ser devidamente diagnosticados e solucionados.
A revisão de arquitetura de TI tem como objetivo identificar esses riscos e corrigi-los, diminuindo as chances de que ameaças à segurança dos dados empresariais sejam bem sucedidas.
A SkyShield possui diversas soluções soluções de revisão de arquitetura e pode ajudar a sua empresa nessa missão de tornar o seu ambiente digital mais seguro e eficiente.
Nosso serviço de análise de arquitetura de TI proporciona uma minuciosa análise de toda a infraestrutura e é capaz de identificar falhas e inconsistências. Visite nosso site para entender como podemos ajudar!